Coworking ou Ponto Comercial?

Está pensando em alugar uma sala comercial para seu trabalho presencial ou híbrido, abrir uma filial ou mais um escritório para sua empresa? Antes de fechar negócio, é importante considerar que nem sempre as salas comerciais são a solução mais indicada para o seu perfil de negócio e rotina de trabalho.

Os coworkings vêm se consolidando no mercado corporativo em todo o mundo nos últimos anos, inclusive em grandes empresas, e estão crescendo ainda mais neste período pós-pandemia. Além de serem práticos e atrativos para os colaboradores, normalmente essa é uma solução mais econômica para variados perfis de empresas.

Apesar disso, as dúvidas na hora de decidir entre um coworking (espaços compartilhados e flexíveis) ou uma sala comercial (ambiente tradicional de escritório) ainda são muito comuns entre empresários, gestores, profissionais liberais e empreendedores individuais que, cansados do home office, buscam mais tranquilidade, foco e produtividade no dia a dia de trabalho.

Mas, engana-se quem ainda pensa que coworking é adequado somente para autônomos, pequenos empreendedores ou microempresas. Cada vez mais empresas de médio e grande porte estão aderindo à nova modalidade de trabalho para reduzir custos e oferecer mais conforto às equipes.

Para ajudá-lo na decisão, reunimos informações sobre as características de cada modelo e orientações que podem ser úteis, levando em conta, é claro, o potencial de crescimento da empresa e suas necessidades.
 

Custos com Infraestrutura
 

Um dos fatores cruciais na hora de decidir entre uma sala comercial e um coworking é o financeiro. O aluguel é o segundo maior gasto de uma empresa, seguido pela folha de pagamento. Além disso, a compra de um imóvel para escritório demanda altos investimentos, sem contar os custos com reformas, manutenção, mobiliário, IPTU, condomínio e as faturas de serviços públicos e telecomunicações. No escritório convencional, também há custos fixos com serviços gerais, manutenção e recepção.

Nesse aspecto, a sala comercial tradicional perde em vantagem em relação ao coworking: tudo isso fica a cargo da administração do espaço. A decoração, o mobiliário, o café e outras necessidades são fornecidos pelo espaço compartilhado, sem que a empresa precise se preocupar com esses gastos adicionais. Dessa forma, a única fatura que a empresa paga para ter um espaço de trabalho presencial, reunir equipes e receber clientes é a do aluguel da sala ou estação de trabalho escolhida, de acordo com as necessidades específicas de cada empresa.
 

Contratos Flexíveis 
 

Os coworkings são conhecidos por oferecerem maior flexibilidade nos contratos em comparação com as salas comerciais tradicionais. Os usuários de espaços compartilhados têm a liberdade de começar com uma única estação de trabalho e, posteriormente, aumentar o espaço físico de acordo com o crescimento de sua empresa. Além disso, é possível migrar de um contrato maior para um menor, sem qualquer ônus adicional. A duração dos contratos em coworkings também pode ser personalizada, permitindo que os clientes tenham mais liberdade na escolha de seus planos e evitem custos desnecessários. Essa flexibilidade permite que as empresas tenham uma maior capacidade de adaptação e planejamento em relação às suas necessidades de espaço de trabalho.
 

Disponibilidade de espaços e conforto



Os coworkings oferecem uma ampla variedade de espaços para atender às necessidades das empresas e de seus colaboradores. Além das estações de trabalho em salas compartilhadas, esses espaços contam com salas de reunião em diferentes tamanhos, escritórios privativos, áreas de convivência, cozinhas e banheiros planejados e, muitas vezes, até espaços para eventos. Todos esses espaços são acessíveis e contam com serviços de suporte disponíveis para facilitar o dia a dia dos usuários. Além disso, os ambientes descontraídos e criativos do coworking proporcionam benefícios significativos tanto para a interação quanto para o descanso das equipes.


Localização Estratégica


Além dos custos, a localização é um fator crucial a ser considerado ao escolher um espaço comercial para locação ou compra. Em geral, as empresas procuram uma localização estratégica na cidade ou bairro que corresponda à sua área de atuação ou para ficar mais perto de seus clientes e parceiros, facilitando o acesso a eles. A qualidade da infraestrutura de transporte e a disponibilidade de comércio na região também são critérios extremamente importantes, especialmente para os colaboradores.
 

Personalização do Espaço


Quando uma empresa opta por uma sala comercial tradicional própria, ela possui maior autonomia para decidir sobre o espaço, com liberdade para construir, reformar ou decorar o local, o que pode ser uma grande vantagem. No entanto, em espaços de coworking, ao contrário do que muitos pensam, também é possível personalizar o espaço, especialmente no caso de salas privativas.
 

Privacidade e Segurança
 

Além dos custos, a localização e a privacidade são fatores importantes a serem considerados ao escolher entre uma sala comercial tradicional e um espaço de trabalho compartilhado. Embora muitos possam pensar o contrário, os escritórios privativos em coworkings oferecem privacidade visual e sonora e segurança, graças a vidros anti-ruído e fechaduras eletrônicas.

A  Amazoom Coworking é capaz de oferecer tanto vantagens financeiras quanto localizações privilegiadas. O espaço de trabalho compartilhado também oferece personalização do espaço, especialmente nas salas privativas.

De acordo com Maurício Santo, CEO E Founder da Amazoom Coworking, o cliente que conhece o espaço percebe que é possível ter total privacidade no ambiente contratado, além de poder personalizar o espaço conforme as necessidades do negócio. A Claro Empresas, por exemplo, reduziu custos e se concentrou em resultados ao escolher o Amazoom Coworking como seu espaço de trabalho.

Além das vantagens financeiras e da localização, a Amazoom Coworking oferece acesso nos horários comerciais, suporte administrativo e de tecnologia da informação, e um ambiente descontraído e potencialmente criativo para as equipes.